domingo, 19 de julho de 2009

Utilizando as mídias na escola.

http://C:\Documents and Settings\jacinta\Meus documentos\ativ4_JACINTA.ppt

Projeto - Turismo em Limoeiro do Norte



PROJETO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Eefm arsênio ferreira maia
Trabalho Realizado pelos alunos do Ensino Médio
Tema: o Turismo em Limoeiro do Norte-ce

Limoeiro do Norte
Uma rua, um beco, uma saída... Limoeiro!
O Turismo em Limoeiro

Prefácio
O projeto de desenvolvimento da oficina virtual nasceu com o objetivo de integrar o educando ao mundo das tecnologias, dentro de uma prática socialmente escolar.Foi um grande aprendizado para nós que pudemos descobrir um pouco mais sobre a cultura do nosso município.Para os que se interessarem em fazer novas descobertas, esse pode ser um bom começo. Devore cada linha dessa obra feita especialmente para você.
Alunos do Ensino Médio Integrantes da Oficina.

Epígrafe
LOUVORES À LIMOEIRO
Limoeiro, Limoeiro
Cantamos em teu louvor!
Tu és bandeira de glória
No mastro do nosso amor
És escola e oficina de um povo trabalhador.
Que belas carnaubeiras
Volteiam tua paisagem!
São vincos que te sustentam,
São elos da tua imagem...
Por si, sós, uma aquarela,
Incentivando coragem.
O Jaguaribe em teu seio
Sereno, doce, a correr,
Projeta veias profundas
No solo que vai beber
As águas que passam nele
Impondo o lema - VENCER

Créditos
REALIZAÇÃO DO PROJETO:
Secretaria de Educação Básica do Estado do Ceará - SEDUCCentro Regional de Desenvolvimento da Educação - CREDE 10Portal EducaRede (CENPEC)
COORDENAÇÃO REGIONAL DO PROJETO: Profª.:NTE: Maria de Fátima Gonçalves Leitão
MEDIADORA: Profª.:Maria do Socorro Gomes.
COORDENACÃO : Prof. Jacinta de Fátima Alexandre Fernandes.
APOIO PEDAGÓGICO: Profª.: Cleane Maria ManoProfª.: Estelita Rogério Nunes Santos.
PRODUÇÕES LITERÁRIAS: Alunos do Ensino Médio da EEFM Arsênio Ferreira Maia.
NÚCLEO GESTOR: Maria da Conceição Santiago - Diretora Geral.
Iralcida Gomes Lima Chaves - Coordenadora Pedagógica.
José Aristides Lima Araújo - Secretário Escolar

Aluno: Aldair Rôger Ferreira da Costa
· A Nossa Capela
· Capela de Santa Luzia
· Orgulho do Meu Turismo
Aluna: Francisca Lailsa Ribeiro Pinto
· Coração dos Primores
· Soneto-Barragem das Pedrinhas
· Verdadeiro Paraíso
Aluna:Geanice Silva Guedes
· Barragem: Cartão Postal
Catedral, beço da religiosidade Limoeirense.
· Versos sobre praça José Osterne
Aluna: Luzimara Maia da Costa
· Barragem das Pedrinhas
· Barragem em versos
· Nosso Patrimônio
Aluna: Maria Clariça Ribeiro Guimarães
· Nit: nosso espaço
Aluna: Maria José Cavalcante de Oliveira
· Baragem de belas águas
· Infância na Praça
· Praça Amiga

sábado, 18 de julho de 2009

Mês de Maio na Escola


No mês de maio a cada ano, a escola costuma comemorar o mês de Maria levando a cada sala a imagem de Nossa Senhora de Fátima rezando junto com os alunos, pedindo graças para todos: crianças, jovens, adultos e idosos. ( respeitando os não católicos).

O dia das mães também é comemorado com muita alegria, presentes, mensagens pelos alunos e professores.

III Amostra Cultural


Atividades realizadas pelos alunos para feira cultural.






Projeto Jornal Escolar


PLOJETO: JORNAL ESCOLARTema Informativo do Arsênio
Jacinta de Fátima Alexandre Fernandes
Fundamentação Teórica:
A idéia do Projeto "Jornal Escolar - Informativo do Arsênio", surgiu da necessidade de trabalhar com alunos da 1ª a 4ª série, da Escola de Ensino Fundamental Arsênio Ferreira Maia, em Limoeiro do Norte- CE, a produção e criatividade do aluno, como objetivo de oportunizar e divulgar seus trabalhos, e interagir com os colegas. Com um bom resultado o jornal foi se expandindo as outras séries de 5ª a 8ª e hoje, já estamos trabalho com alunos do ensino Médio.
O jornal é produzido pelo aluno na sala de aula, orientado pelo professor. Deve conter os mais variados gêneros: como versos, poesias, contos, história de quadrinho, entrevistas com pessoas da escola ou da comunidade a respeito de fatos importante da cidade ou assuntos que mereçam destaque.
Com a inserção da informática nas escolas o jornal informativo do Arsênio tornou-se mais atrativo, em geral os alunos se mostram mais interessante, na medida em que as matérias que são produzidas por eles mesmo, são selecionadas e divulgadas no jornal.
A LDB E PCNEM vem endossando o discurso da necessidade e importância do compromisso do professor com a formação do cidadão crítico, consciente e participativo. O ministro da Educação cita no PCNs, 1998: “ Nosso objetivo é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade (....) é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres”.
Nesta análise, procuramos trabalhar na escola, com a produção do jornal “ informativo do Arsênio”, como recurso para mobilizar uma série de ações visando à promoção, do aluno, a consciências crítica do uso da linguagem no mundo e da sua formação enquanto ser participativo e agenciador em questões que lhe dizem respeito, dentro e fora da escola, usando as tecnologias de interação e comunicação.
Os avanços tecnológicos colocam-nos diante, cada vez mais, da inevitabilidade da introdução da informática em todos os setores da sociedade. Dessa forma, a escola deve adaptar-se a esses novos padrões, devendo ter cuidado, entretanto, de evitar que tal introdução se transforme em mais uma das tantas matérias que compõem o atual currículo das escolas sem nada preencher, ou seja, deve-se buscar a formação do aluno e não apenas carregá-lo com informações.
Este Projeto permite aos alunos algo inovador, oportunidades de acesso ao mundo da informática, apropriando-se das novas ferramentas culturais e intelectuais e, assim, integrarem-se ao mundo do saber com mais facilidade. Uma das características desse Projeto é sensibilizar os alunos para a prática da leitura e escrita e favorecer a interação do aluno com a realidade social, integradoras e inovadoras e contribuindo para a melhoria do nível dos alunos.
“Segundo GONÇALVES (1987)” a ciência está cada vez mais transformada em força produtiva, devendo repensar seus fundamentos epistemológicos e metodológicos; mesmo nos meios ditos críticos, "a razão científica e técnica é acusada de suprimir a liberdade por sua relação íntima com o poder.” “SABER É PODER”.
De acordo com MACHADO (1991) "o mundo está caminhando na direção de uma nova sociedade dominada pela informação, onde o conhecimento e a ciência desempenharão papel primordial nessa nova sociedade". Assim, segundo o autor, a introdução de computadores na escola levará os novos ambientes de ensino e de “aprendizagem". Entretanto, as diferenças de classes e status social serão provavelmente ampliadas caso as tecnologias microeletrônicas, ligadas ao controle da informação, não sejam colocadas igualmente à disposição de todos.
BASTOS (1998) afirma que "a escola, qualquer que seja sua modalidade, terá que ser menos formal e mais flexível, para não apenas transmitir conhecimentos técnicos e livrescos, mas para gerar conhecimentos a partir das reflexões sobre práticas inseridas num mundo que age e se organiza diferentemente dos esquemas tradicionais."
Objetivos:
- Fomentar uma cultura de valorização de leitura na escola e na comunidade e contribuir com o processo ensino-aprendizagem que a escola conduz, utilizando as novas tecnologias.
- Desenvolve a cultura digital na escola.
Metas: -
- Despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita
- Oportunizar o aluno de ser produtor de sua produção
- Maior interação com colegas em sala de aula
- Utilizar as novas e velhas tecnologias como ferramentas de aprendizagem

Estratégias:
- Incentiva o aluno a fazer suas produções.
- Divulgar as atividades escolares que mereçam destaque.
- Ampliar os conhecimentos através de pesquisas na internet e bibliotecas.
- Criar blogs para divulgar o jornal e interagir com os colegas e comunidade virtual.
- Valorizar a cultura do letramento.
- Criar vídeos pelos alunos, slides para divulgação de trabalho.
- Utilizar CD, Vídeos, filmadora e as ferramentas do computador para produzir o jornal.
- Selecionar material para produção do jornal.

Recursos Didáticos:
- Computadores, rede de interação
- CD e DVD
- Máquina digita
- Filmadora