sábado, 18 de julho de 2009

Projeto Jornal Escolar


PLOJETO: JORNAL ESCOLARTema Informativo do Arsênio
Jacinta de Fátima Alexandre Fernandes
Fundamentação Teórica:
A idéia do Projeto "Jornal Escolar - Informativo do Arsênio", surgiu da necessidade de trabalhar com alunos da 1ª a 4ª série, da Escola de Ensino Fundamental Arsênio Ferreira Maia, em Limoeiro do Norte- CE, a produção e criatividade do aluno, como objetivo de oportunizar e divulgar seus trabalhos, e interagir com os colegas. Com um bom resultado o jornal foi se expandindo as outras séries de 5ª a 8ª e hoje, já estamos trabalho com alunos do ensino Médio.
O jornal é produzido pelo aluno na sala de aula, orientado pelo professor. Deve conter os mais variados gêneros: como versos, poesias, contos, história de quadrinho, entrevistas com pessoas da escola ou da comunidade a respeito de fatos importante da cidade ou assuntos que mereçam destaque.
Com a inserção da informática nas escolas o jornal informativo do Arsênio tornou-se mais atrativo, em geral os alunos se mostram mais interessante, na medida em que as matérias que são produzidas por eles mesmo, são selecionadas e divulgadas no jornal.
A LDB E PCNEM vem endossando o discurso da necessidade e importância do compromisso do professor com a formação do cidadão crítico, consciente e participativo. O ministro da Educação cita no PCNs, 1998: “ Nosso objetivo é auxiliar o professor na execução de seu trabalho, compartilhando seu esforço diário de fazer com que as crianças dominem os conhecimentos de que necessitam para crescerem como cidadãos plenamente reconhecidos e conscientes de seu papel em nossa sociedade (....) é apontar metas de qualidade que ajudem o aluno a enfrentar o mundo atual como cidadão participativo, reflexivo e autônomo, conhecedor de seus direitos e deveres”.
Nesta análise, procuramos trabalhar na escola, com a produção do jornal “ informativo do Arsênio”, como recurso para mobilizar uma série de ações visando à promoção, do aluno, a consciências crítica do uso da linguagem no mundo e da sua formação enquanto ser participativo e agenciador em questões que lhe dizem respeito, dentro e fora da escola, usando as tecnologias de interação e comunicação.
Os avanços tecnológicos colocam-nos diante, cada vez mais, da inevitabilidade da introdução da informática em todos os setores da sociedade. Dessa forma, a escola deve adaptar-se a esses novos padrões, devendo ter cuidado, entretanto, de evitar que tal introdução se transforme em mais uma das tantas matérias que compõem o atual currículo das escolas sem nada preencher, ou seja, deve-se buscar a formação do aluno e não apenas carregá-lo com informações.
Este Projeto permite aos alunos algo inovador, oportunidades de acesso ao mundo da informática, apropriando-se das novas ferramentas culturais e intelectuais e, assim, integrarem-se ao mundo do saber com mais facilidade. Uma das características desse Projeto é sensibilizar os alunos para a prática da leitura e escrita e favorecer a interação do aluno com a realidade social, integradoras e inovadoras e contribuindo para a melhoria do nível dos alunos.
“Segundo GONÇALVES (1987)” a ciência está cada vez mais transformada em força produtiva, devendo repensar seus fundamentos epistemológicos e metodológicos; mesmo nos meios ditos críticos, "a razão científica e técnica é acusada de suprimir a liberdade por sua relação íntima com o poder.” “SABER É PODER”.
De acordo com MACHADO (1991) "o mundo está caminhando na direção de uma nova sociedade dominada pela informação, onde o conhecimento e a ciência desempenharão papel primordial nessa nova sociedade". Assim, segundo o autor, a introdução de computadores na escola levará os novos ambientes de ensino e de “aprendizagem". Entretanto, as diferenças de classes e status social serão provavelmente ampliadas caso as tecnologias microeletrônicas, ligadas ao controle da informação, não sejam colocadas igualmente à disposição de todos.
BASTOS (1998) afirma que "a escola, qualquer que seja sua modalidade, terá que ser menos formal e mais flexível, para não apenas transmitir conhecimentos técnicos e livrescos, mas para gerar conhecimentos a partir das reflexões sobre práticas inseridas num mundo que age e se organiza diferentemente dos esquemas tradicionais."
Objetivos:
- Fomentar uma cultura de valorização de leitura na escola e na comunidade e contribuir com o processo ensino-aprendizagem que a escola conduz, utilizando as novas tecnologias.
- Desenvolve a cultura digital na escola.
Metas: -
- Despertar no aluno o interesse pela leitura e escrita
- Oportunizar o aluno de ser produtor de sua produção
- Maior interação com colegas em sala de aula
- Utilizar as novas e velhas tecnologias como ferramentas de aprendizagem

Estratégias:
- Incentiva o aluno a fazer suas produções.
- Divulgar as atividades escolares que mereçam destaque.
- Ampliar os conhecimentos através de pesquisas na internet e bibliotecas.
- Criar blogs para divulgar o jornal e interagir com os colegas e comunidade virtual.
- Valorizar a cultura do letramento.
- Criar vídeos pelos alunos, slides para divulgação de trabalho.
- Utilizar CD, Vídeos, filmadora e as ferramentas do computador para produzir o jornal.
- Selecionar material para produção do jornal.

Recursos Didáticos:
- Computadores, rede de interação
- CD e DVD
- Máquina digita
- Filmadora

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